top of page

Sobre nós

A finalidade de criação deste site é revitalizar o ensino, apresentando conteúdos complementares que auxiliem as discussões interdisciplinares sobre meio ambiente, ecologia, geografia, história e conservação, utilizando as cavernas como exemplos. Aspira-se também a sensibilização ambiental acerca da importância das cavernas, o que pode auxiliar na conservação desses ambientes.

A educação constitui-se como fator de desenvolvimento da memória espeleológica ao possibilitar que novas gerações tenham acesso ao conhecimento. Esse conhecimento pode ser passado formalmente aos estudantes dos diversos níveis de escolaridade. Enfatiza-se como prioritária a divulgação do conhecimento espeleológico para as crianças durante o ensino infantil e fundamental menor, período em que estarão construindo hábitos e visão geral da cultura que as rodeia, tendo uma melhor assimilação de um aprendizado afetivo, comportamental e conceitual sobre tema pouco explorado. A partir de experiências positivas com visita a cavernas artificiais, virtuais ou reais, a educação gera sentidos positivos sobre ambientes cavernícolas. Nessas atividades de campo é possível disseminar boas práticas de conservação da memória espeleológica, o que auxiliará no desenvolvimento da mesma.

A educação é fator de risco para a memória espeleológica ao promover o silenciamento do tema, por não apresentar sua importância às novas gerações. Sem conhecer as cavernas não há como compreender sua importância e construir uma memória espeleológica social.  Não obstante, é possível evidenciar o tema de maneira inadequada. Seja levando os alunos a atividades de campo utilizando ações educativas não sustentáveis, seja gerando sentidos negativos sobre ambientes cavernícolas, a partir das experiências vivenciadas. Esses riscos à memória espeleológica são ampliados devido à falta de conhecimentos que o professor possui sobre o tema, ausência de planejamento ou de estrutura adequada para realização das atividades em campo.

bottom of page